Segundo o pequisador norte -americano Paul Ekman, existem quatro emoções basicas :
Ira ou Cólera.
Medo ou Temor.
Tristeza ou Dor.
Felicidade ou Alecria.
As pesquisas mostram que cada emoção prepara o nosso organismo, não somente de maneira psífica, mas também filosófica, para entrar em ação.
Ira
O sangue flui para as mãos as quais portanto, se transformam em facilitadores de atos violentos. O rítimo cardíaco se eleva e há um importante aumento da adrenalina , sificiente para o emprendimento de uma ação vigorosa. Esse estado está relacionado a uma enorme confiança em si mesmo, fundamentada em uma ilução de poder e invulnerabilidade.
Medo
O sangue vai para os músculos das pernas facilitando a fulga e a pessoa torna-se pálida, pois ele deixa de circular pelo rosto.No cérebro, é desencadeada uma torrente de hormônios que deixam o organismo e estado de alerta geral. Isso faz com que se prepare para a ação e a atenção se fixa na defesa contra a ameaça próxima.
Felicidade
Ocorre um aumento de atividade em um centro nervoso do cerebro que inibe os sentimentos negativos e favorece a energia disponivel. Essa disposição oferece entusiasmo ao organismo para que se sinta capaz de realizar qualquer tarefa apresentada e se esforce por conseguir objetivos variados.
Tristeza
O metabolismo torna- se mais lento, o que produz uma queda de energia e entusiasmo nas atividades comuns da vida, especialmente diversões e prazeres. Há um isolamento, o que cria oportunidades para choros, lamentações e condolências por alguma perda ou esperança frustada.
Isso auxilia na reflexão e na compreensão das consequencias sobre a propria vida, enquanto se recpera a energia para o planejamento de um novo começo.
A forma de como, lidamos com essas emoções pode ou não facilitar nosso cotidiano eu agredito que o equilibrio e base para uma vida plena de realisação temos que apreder a lidar com nossas proprias barreiras emocionais so assim poderemos viver e ter qualidasde de vida que e fundamental.
sábado, 17 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário